quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Retórica a Erasmo, ou Windows não é Word - Por Julia Vidile

Como nem só de pão vive o homem e nem só de letras o espírito, tenho prestado uma ou duas assistências técnicas gratuitas e solidárias a amigos, atividade conhecida por todo mundo que “trabalha com computador”. Friso que não sou especialista (e nem o pretendo), mas dentre os diversos graus existentes de analfabetismo informático creio estar em um nível privilegiado em relação à média.

Dentre as muitas queixas e pedidos a que atendi, houve um que chamou a atenção mais que os outros, e creio que merece esclarecimento público. Certo amigo meu, doutorando (e portanto pessoa acostumada a trabalhar com muitos textos), reclamava que não conseguia fazer com que o Word de seu novo netbook exibisse as páginas como fazia seu antigo computador. O caso era bem simples: ele não tinha o Word instalado e, quando clicava em um arquivo .doc, abria-se automaticamente o Wordpad. Isso se resolveu, sem qualquer despesa, com uma visita a BrOffice.org. A raiz do problema, porém, era bem mais profunda: ele não parava de repetir que sim, o netbook viera com o Windows já instalado. Perceberam? O problema era, se me permitem dizê-lo, metonímico: tão acostumado ao “combo” Windows+Word, meu amigo tomava a parte pelo todo e acreditava piamente que ambos eram a mesma coisa.

Esclareçamos então esse tipo de confusão de uma vez por todas, com outra figura de linguagem, a metáfora: o Windows é como uma garrafa de suco de tomate: é até gostoso puro, mas para ficar bom mesmo você tem que acrescentar gelo, pimenta-do-reino, sal de aipo, molho inglês, limão e vodca. O Word é a vodca. Não é simples?

===================
Olha, pior que é bem isso mesmo... Só qu eu não bebo e, portanto, a metáfora me soa estranha...

Fonte:
Geek

4 comentários:

Julia disse...

Opa, valeu a citação. Só uma coisa (só percebi agora...): o Erasmo do título é o de Rotterdam :-P É que era o tema da pesquisa do amigo filósofo a que me refiro...

Rodrigo! disse...

Aaahnnn... Quem? Eu jurei que fosse o Carlos, até pela coisa da bebida... :s

Unknown disse...

Ah, mas vamos admitir que ficou uma boa piada involuntária :)

Julia disse...

esse aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Erasmo_de_Roterd%C3%A3o um dos maiores pensadores do séc. XVI.
Mas ficou engraçado sim, taí uma associação que eu jamais teria feito :-P
Abraço.