quarta-feira, 29 de abril de 2009

Hora de Desacelerar

Combater as tensões causadas pelos congestionamentos diários muito em breve vai ser uma preocupação mundial. Segundo pesquisa divulgada na publicação médica New England Journal of Medicine, de centenas de ataques cardíacos estudados, quase um caso em cada 12 estão relacionados ao trânsito. Correm mais riscos homens e mulheres acima dos 60 anos.

Nesse contexto, relaxar não é luxo, mas é uma necessidade. Quando liberados, os hormônios do estresse (como a adrenalina e o cortisol) preparam o corpo para congelar, lutar ou fugir. Os batimentos cardíacos aumentam, fazendo com que a pressão arterial dispare e a glicose invada a corrente sanguínea. Também os sentidos são intensificados, os músculos grandes são tensionados e funções normais como a digestão, interrompidas.

De acordo com Susannah Marriott, autora de 1001 maneiras de Relaxar (Publifolha), “isso é plenamente saudável, e pode até fortalecer a imunidade, se pudermos correr ou atacar: essas ações estimulam hormônios que devolvem equilíbrio ao corpo”. Entretanto, alerta a autora, “quando não somos capazes de desligar as respostas psicológicas desencadeadas pelo estresse e elas permanecem ativas por semanas, meses ou anos, o cérebro e os sistemas cardiovascular e imunológico pagam a conta”.

Selecionamos para você 9 dos 1001 métodos de se libertar das tensões propostos por Marriott. Descubra a maneira que mais combina com você e viva melhor.

Exatamente o que eu estava precisando: métodos para relaxar! Eu estou num stress de dar gosto - malditas dívidas!


1 – Alugue um trailer

Ein? Um trailer? Como diabos isso vai me relaxar??

Se você tem pouca experiência em acampar, alugue um trailer. Enquanto os outros campistas se ocupam com barracas e limpeza de terreno ao chegar ao acompanhamento, você pode preparar um chá ou pegar uma cerveja na geladeira. Depois é só armar uma barraca ao lado do veículo e colocar ali cadeiras, comida e roupas de cama, de modo a facilitar o manuseio das coisas e ficar livre para explorar a região durante o dia. Alugar um trailer para quatro ou seis pessoas (4,0m) por três dias custa em torna de R$ 800 e conta com vantagens como: sala, banheiro com pia e ducha, beliches, geladeira, fogão etc. Vale lembrar que o motorista deve ter CNH categoria "E", carro compatível com o tamanho do trailer e engate reforçado.

Tah. Sei. ¬¬ Próxima idéia?

2 – Suco de limão
Esprema meio limão em um copo e acrescente água para preparar um tônico matinal digestivo e refrescante que ajuda a proteger os vazos sanguíneos. Além disso, o limão é rico em vitamina C, que proporciona uma proteção adicional contra os vírus que circulam no escritório.

Hmmm... Pode ser que dê certo... E é barato :) Anotado! Próximo?

3 – Divida o carro
Se você dividir o carro em vez de usá-lo sozinho, diminuirá os problemas com manutenção, impostos e seguro, além de economizar – ótimas estratégias para atenuar o estresse. Fique atento a grupos de caronas já formados ou organize um informalmente com vizinhos ou amigos: http://www.querocarona.com.br/ ou www.ameiente.sp.gov.br/mutiraodacarona.

Aaahnnn... Sei Lá... Um dos poucos prazeres que ainda tenho é dirigir - e sózinho...

4 – Feche a boca
Comprometa-se a não falar por um período breve todos os dias, talvez enquanto você come ou responde aos e-mails. Enquanto estiver em silêncio, evite possíveis distrações exteriores, como o rádio. Assim perceberá como sua voz interna continua ativa; tente deixá-la mais quieta também.

Gente... Será que isso funciona? Eu já quase não falo - por pura falta de ter com quem falar :/ Mas nunca parei para escutar "minha voz interna"... Caso a experimentar...

5 – Escalda-pé relaxante
Se ficar sentado por horas deixa seus pés frios, ponha um pedaço de raiz de gengibre fresca em água morna e faça um escalda-pés na hora do almoço. Você pode também aliviar a dor nos pés com uma infusão de ervas em água morna.

Isso parece gostoso... Anotado! Vou fazer e depois digo :) Próximo?

6 – Citação
Cole esta citação do místico medieval Juliano de Norwich no monitor (ou no carro): “Tudo dará certo e tudo dará certo e qualquer coisa dará certo”. Reflita sobre seu otimismo, compaixão e consciência universal. Use a citação como um mantra: feche os olhos, diga a primeira parte silenciosamente ao inspirar e a segunda ao expirar.

Olha... Minha experiência diz que isso funciona... Vamos fazer :)

7 – Faça suas compras on-line
Elabore uma lista de compras recorrentes no site de um supermercado que faça entregas. Assim poupará tempo. Apenas refaça o pedido a cada vez. Revise a seleção de tempos em tempos.

Compras? NÃÃÃÃÃOOO!!!

8 – Beba água ensolarada
Encha garrafas de vidro coloridas com água mineral e coloque-as em um ambiente banhado pela luz solar. Beba a água para impregnar-se da energia do sol e das vibrações da cor: verde, para compreensão e harmonia; azul, para aprofundar a meditação, a criatividade e a paz; e violeta, para a devoção.

O.O' Será que funciona? (tomando notas: Arrumar... garrafas... coloridas...)

9 – Quando estiver farto de tudo
Vá para o banheiro. Fique de pé com os pés afastados na largura do quadril. Incline-se para frente até ficar com o tronco pendente, segurando os cotovelos. Relaxe o pescoço e o tronco. Isso leva sangue recém-oxigenado para o tronco. Após um minuto, levante-se lentamente, sentindo as vértebras se encaixarem. Por fim, erga a cabeça. (Evite, se tiver pressão alta).

Olha, isso eu até faço. Mas vou experimentar essa técnica também...
________________________________

1001 Maneiras de Relaxar
Autora: Susannah Marriott
Editora: Publifolha
192 páginas

=============

Do jeito que estou...

Nenhum comentário: