terça-feira, 5 de maio de 2009

Outro Post

Continuando meu desenvolvimento de Diablo para Tagmar - e não Tagmar-Diablo, como eu tava usando. Atualmente é um "Cenário de Campanha Não-Oficial para o Sistema Tagmar" =D Soa bem, não? E é mais perto da realidade - cada vez menos estou usando coisas de Tagmar sem ser o sistema em si. Tipo, decidi usar os caracteres de Diablo mesmo - o Bárbaro, a Amazona, o Necromante, a Feiticeira e o Paladino - ao invés dos originais de Tagmar - o Guerreiro, o Ladrão, o Sacerdote, o Bardo, o Rastreador e o Mago. Por quê? Para ficar mais perto do cenário correto :) Acho que vale a pena. Afinal, é o cenário que me agrada - e é por ele que estou tendo todo esse trabalho ;)

Aí, isso envolve adaptar as magias do Diablerie para Tagmar - e não apenas traduzi-las. Aliás, falando em tradução: tanto o Diablerie quanto o To Hell and Back são secos secos secos a nível de colorido de narração. Como assim? Parece que os autores dos livros partiram do pressuposto que "quem queria essa adaptação tinha jogado o jogo e não precisava de descrições". Ou seja, esqueceram uma das regras básicas do RPG: Não ao Metajogo. O Mestre de Jogo não pode pressupor que seus jogadores conhecem o que estão enfrentando - até para poder pegá-los de surpresa; senão não tem nem graça: os jogadores vão saber o que vão enfrentar, e o jogo fica um mata-mata chato, coisa que o Jogo de Computador não é. Quer dizer, é um mata-mata, mas não é chato nem aqui nem na china!

Então, para dar "cor" à essas adaptações - e à minha também, ora bolas - estou caçando / fazendo descrições de tudo, sempre partindo do pressuposto que "o jogador não sabe o que é" :) Assim, as coisas podem ficar MUITO assustadoras... É muito mais assustador descrever que "um grupo de mulheres se aproxima na escuridão, seus olhos brilham avermelhados e sua pele, de tão branca, reflete a luz da Lua... Suas armas, apesar de malcuidadas, brilham afiadas e mortais. Correm como lobos em busca de caça" do que dizer: "lá vem um grupo de Dark Hunter!"

E esse é um dos meus trabalhos criativos: não estou fazendo apenas conjuntos de números, mas criaturas vivas e pulsantes. E perigosas :)

Tremei mundo.

Nenhum comentário: